Edineiram Maciel – Coral Infantil

Edineiram Maciel – Coral Infantil

ASCULT ENTREVISTA

Edineiram Marinho Maciel

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da UNEB

Licenciada em Música, Pós graduada em Educação Musical, Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade.

Tema: CORAL INFANTIL DA UNEB

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.  Como surgiu a ideia de um coral infantil dentro da Universidade?

A ideia de um coral infantil surge da necessidade de possibilitar atividades e conhecimentos musicais a crianças.

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.  Onde e em qual horário as aulas acontecerão?

.  As atividades no Campus I [Salvador] serão desenvolvidas no espaço da Brinquedoteca do Departamento de Educação, toda segunda feira, das 16 às 18 horas.

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.  Quem ministrará as aulas?

.  Eu ministrarei as aulas. Teremos também monitores do curso de música.

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.  Por quanto tempo a criança poderá fazer parte do coral?

.  A criança poderá fazer parte do Coral pelo tempo que quiser. O único critério é não faltar (o que está na ficha de matrícula).

*Segundo termo de compromisso preenchido no ato da inscrição, “após duas (02) faltas consecutivas, ou quatro (04) faltas não consecutivas, sem justificativa comprovada, a criança será, automaticamente, desligada do Projeto.”*

*Lembrando que podem participar do coral crianças entre 07 e 12 anos.*

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.  Os alunos farão apresentações?

.  Cada semestre encerra com uma apresentação pública. E poderão fazer outras apresentações para as quais sejamos convidados durante o semestre.

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.  Quais os benefícios que essa imersão na música traz para as crianças?

.  A música é um dos campos de conhecimento mais importantes para o desenvolvimento integral do ser humano. A audição é o primeiro sentido que se desenvolve no feto, e a música é uma das expressões artísticas que se faz presente na história da humanidade desde o seu primórdio. Não existe sociedade sem música.

Através da música, podemos desenvolver funções cognitivas, de raciocínio lógico, de subjetividade, de socialização e responsabilidade social, de comunicação e expressão pessoal e coletiva, de respeito a si mesmo e ao próximo. Enfim, são inúmeros os benefícios que a música pode trazer ao desenvolvimento pessoal e da sociedade.

Ações pontuais, como esta, que atinge 30 crianças em cada município, é uma possibilidade de expansão de ações semelhantes.

É importante que as autoridades gestoras da educação tenham conhecimento a respeito da importância da Música na formação. E que as famílias também tenham esta consciência e possibilitem às crianças e jovens o acesso ao conhecimento musical.